segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Analisando Noble Hierarch e Ancient Ziggurat pro Standard

Fala galera, estou de volta para o segundo post do blog. Peço desculpas pela demora, mas eu não desanimei não. A semana foi cheia, apenas isso.

Continuando a analisar Conflux, vou comentar aqui sobre duas outras cartas de tantas da edição que me animam. Elas já foram razoávelmente exploradas por aí e acredito que eu não seja o único de olho nelas. Elas são Noble Hierarch e Ancient Ziggurat.

Aceleradores de mana e terrenos: Uma combinação delicada

Noble Hierarch, como todos já a apelidaram, é a ''nova Birds''. Eu não acho que seja melhor que Birds, apenas acredito que cada uma tem o seu espaço, e que podem ver jogo inclusive juntas. Pensem em decks que usam Birds e Elfos de Llanowar. A Hierarca é na maioria das vezes superior aos Elfos, uma vez que adiciona 2 cores a mais e ''empresta'' seu poder pra uma criatura atacante através do Exalted. E em decks UGW apenas, ela é superior à Birds também. É certamente uma das cartas mais poderosas de Conflux, e meu intuito aqui é oferecer idéias com ela. Acredito que Ancient Ziggurat seja a carta parceira que faltava para os ''mana bugs'', como são conhecidos os bixos aceleradores de primeiro turno, se tornarem realmente bons no formato.

A principal vantagem dessa land é o fato que ela tira o peso das costas de suas Florestas e painlands verdes. Atualmente temos uma infindade de terrenos excelentes para decks de 3 cores ou mais. O problema? Nenhum deles adiciona verde no primeiro turno. Vivids, filterlands, Reflecting Pool, nenhum deles pode ser usado para fazer uma Birds ou Hiearch de primeiro turno. O que sobra são painlands, que dificilmente são usadas além das primeiras 4-6 cópias (no máximo), Florestas básicas, péssimas em decks multicoloridos, e lands específicas como Gilt-Leaf Palace e Murmuring Bosk, que bem ou mal limitam suas opções de criaturas.

O fato é que esses aceleradores demandam que mais ou menos metade dos seus terrenos consigam criá-los no primeiro turno. Isso significa 11-12 terrenos em média, um número dificilmente atingido com Painlands e Florestas apenas. Com o Ancient Ziggurat, já temos meio caminho andado, já que ele é excelente para criar suas outras criaturas também, sejam elas quais forem.

O céu é o limite?

No T2 atual, acredito que sim. Temos lands suficientemente boas para criar um deck baseado em criaturas de quantas cores quisermos. O primeiro exercício é identificar e selecionar criaturas que agem como mágicas, para que o deck não se torne uma pilha de cartas que morrem pra primeira Cólera ou Firespout do oponente. As ''creature-spells'' mais fortes do ambiente, na minha opinião, são:

*Gaddock Teeg: Cruel Ultimatum, a maioria dos planinaltas, Flame Javelin, Wrath of God, Cryptic Command, Martial Coup, Banefire... Teeg pára todas essas, e mais. É bastante frágil, no entanto, uma vez que Firespout/Pyroclasm/Volcanic Fallout/Path to Exile/Terror/Agony Warp e muitas outras cartas bastante comuns todas conseguem matá-lo. É por essa razão que o Teeg precisa ser protegido, e várias criaturas podem ser usadas para esse efeito. A mais importante na minha opinião é a...

*Glen Elendra Archmage: Ela anula as próximas duas remoções que pegariam o Teeg. Como o Kithkin previne todas as spells de custo 4+, não sobra muita coisa pra Glen Elendra, o que significa que essa dupla provavelmente vai conseguir lockar seu oponente. Ele vai ser forçado a jogar criaturas, o que fortifica e muito...

*Sower of Temptation e Shriekmaw/Nekrataal: O 2/1 é mencionado aqui pela sua sinergia com Reveillark e nada mais, mas Sower e Shriekmaw são verdadeiros campeões. Com Teeg e Glen Elendra na mesa, seu oponente faz um bixo e você o rouba com a Sower. O que seu oponente faz dali pra frente? Provavelmente não muita coisa. Tirando Cloudthresher e Volcanic Fallout, a combinação Teeg + Glen Elendra para tudo que é ameaça para suas criaturas. E com essa board position, você dificilmente precisará de mais de 2-3 turnos para terminar o jogo, o que faz desse plano algo bastante sólido. Shriekmaw não é nada em especial, mas é uma resposta às poucas mágicas que seu oponente conseguirá resolver.

*
Tidehollow Sculler: É mais uma criatura muito forte para montar o ''lock'' com Gaddock, Sower e Glen Elendra. O mais interessante desse plano é que essas criaturas são todas 2/2, ou seja todas funcionam com Reveillark. Tidehollow Sculler pode tirar da mão do seu oponente um eventual Volcanic Fallout ou Cloudthresher, algumas das poucas cartas que podem atrapalhar suas criaturas. Uma nota sobre Volcanic Fallout: Eu particularmente não acredito que esse novo piroclasma substitua todas as opções existentes. Pra começar, o custo dele é o mais difícil de todos para o Quick n Toast, e ele é o *pior* de todos contra qualquer deck que não use counters. Custa R a mais que Piroclasma e faz essencialmente a mesma coisa, inclusive continua perdendo pro Burrenton Forge-Tender. Acredito que a lista final do Toast vai preferir usar Banefire para combater o Fadas, e continuar usando Cloudthresher e Jund Charm para limpar a mesa.

*Vendilion Clique: Junto com o Tidehollow Sculler, é uma boa opção para tirar da mão do oponente as remoções que mais atrapalham um deck baseado em criaturas. É uma pena que ela não funcione com o Reveillark, mas não dá pra ter tudo também.

Noble Lark

Pra dar uma ilustrada melhor, eis uma lista preliminar de um 4C Reveillark:

4x Noble Hierarch
3x Birds of Paradise
4x Mulldrifter
4x Doran, the Siege Tower
4x Rhox War Monk
4x Reveillark
4x Tidehollow Sculler
3x Gaddock Teeg
4x Sower of Temptation
3x Glen Elendra Archmage

4x Ancient Ziggurat
4x Murmuring Bosk
2x Yavimaya Coast
2x Brushland
2x Treetop Village
4x Reflecting Pool
2x Mystic Gate
1x Adarkar Wastes
1x Caves of Koilos
1x Underground River

É bastante preliminar essa lista, e eu ainda não a testei, mas acredito que exista uma lista correta de um deck assim. As criaturas do ambiente são muito fortes, e temos a combinação correta de aceleradores de mana e terrenos, por isso acho muito difícil que um deck como esse não se solidifique até Kyoto.

Uma outra opção é usar Bloom Tender como carta chave em um deck cujo objetivo é baixar o maior número possível de ameaças:

4x Noble Hierarch
2x Birds of Paradise
4x Bloom Tender
4x Figure of Destiny
4x Rhox War Monk
2x Ranger of Eos
4x Chameleon Colossus
2x Maelstrom Archangel
3x Cloudthresher
3x Realm Razer
2x Broodmate Dragon

3x Path to Exile

4x Ancient Ziggurat
2x Karplusan Forest
3x Brushland
2x Shivan Reef
4x Reflecting Pool
2x Murmuring Bosk
3x Wooded Bastion
3x Fire-Lit Thicket

Lista bem aleatória - e sem testes - só pra ilustrar a idéia. Infelizmente eu não tive muito tempo essa semana pra testar muita coisa (apenas mexi em decks existentes, o que vou mencionar nos próximos posts) mas fica aí o brainstorming, que pode ser útil para alguém.

Seja lá como for, eu acredito que Noble Hierarch e Ancient Ziggurat estarão presentes nas mesas altas de Kyoto, juntos no mesmo deck ou não. É esperar pra ver, mas enquanto isso, recomendo a todos que fechem seus playsets. Acredito que o preço de ambas decole em breve.

Valeu por todo mundo que leu e até a próxima postagem! Prometo que o intervalo será menor. Boa semana a todos.

2 comentários:

  1. Falae Extorquido, blz?

    Acho que você está subestimando o Volcanic Fallout. O fato dela ser instantânea e causar dano no jogador fazem uma grande diferença, já que você pode matar Mutavault, entre outras Man Lands como Ghitu Encampment, sem contar no fato de você poder causar dano em Planeswalker.

    O fato de você causar dano em jogador possibilita que você utilize uma carta assim no main deck de alguns decks aggros, como já vi em listas de Mono Red, RG e BR.

    Sinceramente não vejo por que razão alguém queira usar Pyroclasm no lugar de Volcanic no ambiente atual.

    Legal o texto! Se fosse pra esclher algum deck diferente em Kyoto, acho que prefiro apostar em um UR Swans do que em um 5colors com Ziggurat, mas who knows... ;)

    ResponderExcluir
  2. bom texto cara!!
    entao, eu tinha pensado numa lista de creaturas que usasse o bloom tender, como maelstrom etc, e nossa lista e igual!

    =D

    tambem acho que ancient vai subir!!


    ah, e parabens pelo premio no draft!
    =D

    flw!

    ResponderExcluir