domingo, 8 de fevereiro de 2009

Breeding Pool #1: Construindo com Conflux

Uma edição de Magic sempre traz no mínimo 145 novas cartas, o que abre diversas possibilidades para novos decks. Algumas são acima da média, como Alvorecer, que trouxe cartas chave como Bitterblossom, Mutavault, Chameleon Colossus, Heritage Druid e Reveillark, importantíssimas para o Standard e até mesmo para o Extended. Outras são abaixo da média, como Caos Planar, que trouxe Keldon Marauders, Damnation, Extirpate e... alguma carta ou outra que é difícil de lembrar. A bola da vez é Conflux, que acredito ser uma edição intermediária no que diz respeito à força de suas cartas. Em quantidade ela é melhor que Alvorecer, porém nenhuma carta em Conflux é tão poderosa quanto o ''Quarteto Fantástico" de Alvorecer: Colosso, Mutavault, Blossom e Reveillark. Mas isso não é uma pena, uma vez que as próprias pessoas responsáveis pela manutenção do jogo já admitiram que Bitterblossom e Reveillark foram erros que eles gostariam de não ter cometido. Enfim, elas estarão aí por mais 9 meses, então não adianta lamentar, e sim construir decks que consigam se manter firme frente a essas cartas, até mesmo utilizando-as para benefício próprio.

Analizando o spoiler de Conflux, uma carta que me chamou a atenção foi o Nyxathid. Para quem ainda não viu, vale a pena conferir:


Nyxathid é uma criatura muito forte. Pra começar, o custo dela é baixo o suficiente, uma bênção nesse ambiente rápido de mana Figure ou mana Thoughtseize. As criaturas pretas geralmente possuem alguma drawback, e dificilmente são eficientes no que diz respeito à proporção custo/tamanho. Por exemplo o preto não possui nenhum ''Grizzly Bears''. Seus 2/2 por 1B sempre vem com algum malefício, nem que seja um ponto de resistência a menos. É certo que existe o Dark Confidant, que possui uma habilidade tão forte que não dá nem pra dizer que é uma drawback, mas ele é uma exceção. Nyxathid eu acredito ser outra exceção.

Nyxathid me remete ao Tarmogoyf. Sim, de fato. É um Tarmogoyf ''justo''. Os próprios membros da R&D admitiram que 1G é um custo muito baixo e que se eles pudessem voltar atrás o famoso Goyf custaria 2G ou 1GG. E eu acho que o Nyxathid pra eles é exatamente um ''Tarmogoyf done right". Afinal, não será incomum ter um Nyxathid 4/4 ou 5/5, e o custo de 1BB é uma bagatela.

A chave é fazer com que o Nyxathid seja um 4/4 ou 5/5 constantemente. Felizmente, para fazer seu Nyxathid crescer (ou, mais precisamente, deixar de diminuir), é utilizado um recurso que também é muito eficiente em conjunto com o Tarmogoyf, sem deixar de ser eficiente por si só. Esse recurso é o descarte. Cartas como Thoughtseize e Blightning já são poderosas sozinhas, então por que não aproveitar o ''splash effect'' delas, que é bombar seu Nyxathid? Uma criatura eficiente que se torna mais consistente com o apoio dessas cartas. É com isso em mente que eu quero modificar alguns decks existentes para abusar do Nyxathid. O primeiro deles é menos óbvio, e por isso mais interessante: BG Elves.

Sim, BG Elves. Ora, não foi nesse deck que o Goyf brilhou no T2 de Time Spiral e Lorwyn? Pois agora é a vez do Nyxathid. Resolvi pegar uma lista padrão do BG Elves e modificá-la para encaixar o Nyxathid, e o resultado é uma lista bem interessante que eu vou testar no decorrer da semana. Eis o resultado do brainstorming:

BG Nyxathid Rock

4x Llanowar Elves
4x Civic Wayfinder
4x Nyxathid
4x Chameleon Colossus

4x Bitterblossom
4x Thoughtseize
2x Scepter of Fugue
2x Nameless Inversion
3x Eyeblight's Ending
3x Profane Command
3x Garruk Wildspeaker

3x Mutavault
4x Treetop Village
3x Twilight Mire
4x Llanowar Wastes
4x Gilt-Leaf Palace
2x Forest
3x Swamp

-----

A idéia do deck é muito simples. Tal como o BG Elves, você combina remoções baratas e eficientes com a disruption do Thoughtseize, para limpar o caminho para algumas das melhores criaturas do formato. Com Nyxathid, Chameleon Colossus, Bitterblossom e as 7 manlands, não faltarão maneiras para atacar seu oponente. Como Nyxathid é mais difícil de manter do que o Tarmogoyf, que ganha no mínimo +2/+2 quando a primeira removal mata uma criatura, eu acrescentei 2x Scepter of Fugue. O Scepter é barato o suficiente pra ser ativado a cada turno ou dois, e além de enfraquecer o jogo do seu oponente ele fortalece o seu Nyxathid.

Acho que isso é o que o Nyxathid tem de melhor: O que o complementa é complementado por ele. Afinal, o que um deck de descarte precisa para vencer o jogo? Uma criatura rápida e eficiente, que consiga matar o oponente antes que ele compre mais cartas e consiga se recuperar da enxurrada inicial de mágicas de descarte jogadas nele. Não adianta você destruir a mão do seu oponente e baixar um 2/2, pois primeiro topdeck que seu oponente der em uma criatura 3/3 ou maior inviabiliza o seu plano. A coisa muda de figura, no entanto, quando depois de ter sua mão aniquilada o oponente tem que enfrentar um Nyxathid 6/6 ou 7/7. O que ele vai fazer? Burn não alcança ele, ele é imune a Terror, a maioria das criaturas não bloqueia ele de forma eficiente... claro, ele pode dar chump com um token de Bitterblossom, ou topdeckar uma criatura que tenha proteção contra o preto, ou dar um Condemn/Path to Exile, entre outras saídas, mas o que importa é que um Nyxathid 5/5+ é muito mais difícil de lidar que uma criatura menor e/ou de outra cor. Quando seu oponente tem apenas 2 ou 3 turnos para comprar uma saída, suas chances de ganhar o jogo são muito boas.

Eu tenho visto muitas listas atuais de BG com criaturas como Murderous Redcap e/ou Kitchen Finks, e Nyxathid me parece estritamente superior. Não há no formato uma maneira eficiente de comprar 3 ou mais cartas, e os jogadores tem que se virar com cartas como Mulldrifter e Esper Charm, que apesar de muito boas não são exatamente máquinas de comprar carta. Tidings existe mas custa muito e praticamente nenhum deck a utiliza, com exceção de algumas versões mais rogue de Cruel Control. Não acredito que seu oponente consiga deixar seu Nyxathid menor que 3/3, talvez somente após um Cruel Ultimatum, mas nesse caso seu maior problema não é um Nyxathid pequeno, e sim o fato que você acabou de tomar um Ultimato no meio da face...

Acredito fortemente que uma versão de BG com Nyxathid será um dos grandes decks do formato. Acredito também que o ja conhecido BR Blightning se adapte para encaixar o Nyxathid, que num deck com 4x Thoughtseize e 4x Blightning é basicamente um Ashenmoor Gouger melhorado: É, no mínimo, um 4/4 preto que *pode* bloquear, mas com potencial de ficar ainda maior. Não tenho ainda uma lista de BR Blightning com ele, mas acredito que com uma base de 4x Bitterblossom 4x Nyxathid 4x Blightning 4x Thoughtseize 4x Flame Javelin e 4x Demigod of Revenge, o BR Blightning finalmente se solidifique como um deck Tier 1. Principalmente com a ajuda bem-vinda de cartas como Volcanic Fallout e Banefire, que com certeza vem para solidificar a supremacia do BR contra o Faeries.

Espero que essa análise sobre o Nyxathid tenha incentivado alguns jogadores a criar decks com ele. Eu particularmente aposto no BG e no BR, mas as possibilidades não param por aí: Talvez um deck mais dedicado ao descarte, com Raven's Crime e Ravenous Rats, possa existir. Outra possibilidade que me agrada muito é um novo BW, com menos ênfase nos tokens e maior ênfase em criaturas como Stillmoon Cavalier e o próprio Nyxathid, que complementa muito bem 4x Thoughtseize e 4x Tidehollow Sculler. Enfim, Conflux chegou, e é hora de identificar as pedras preciosas da edição. Espero que vocês também tenham gostado do Nyxathid.

Um abraço e até a próxima!
Rafael Quadros

9 comentários:

  1. fala ai extorquido.. blz..quem fala max_barreto

    eu pensei em jogar de b/g elves , para regionais, tenho ate minha lista , mas gosto muito , de uma carta siples que ninguem da valor , visionario elfico , ele dar akela draw e um block e ainda e sloty para sb facil .. sempre que vc precisa , 0 cartas na mão vc da draw nele , e 2 cartas então e bixo dar block e compra dakele comando preto que vc precisa sacou...

    depois te passo minha lista , para vc ver , gosto de comando verde não finks , não curto garruk , jogo as agro com tresher e imperius ,, ate agora não perdi com ele no mws rs mws fede lw man

    ResponderExcluir
  2. Mais um que concorda comigo que esse bicho é bom :D

    ResponderExcluir
  3. Mais um que concorda comigo que esse bicho é bom :D [2]

    parabebens cara, boa sorte no blog, e acho nixatid uma makina, como a scarland thrinax, que e bem boa, nas suas devidas proporcoes!

    ResponderExcluir
  4. Fala ae kra, aki eh o Giggs da ligamagic falando

    mto bom os seus comentarios sobre o Nyxathid

    jah vi um deck q utiliza bem essa carta... um monoblack descarte com Raven's Crime, Mindshatter e ateh Stillmoon

    acho q sera uma das boas surpresas de conflux

    naum sou mto de ver blogs e de comentar... + esse eu abri uma exceção

    estarei sempre acompanhando

    abrass e boa sorte com seu novo blog!

    ResponderExcluir
  5. mais um blog que falece no primeiro post

    ResponderExcluir
  6. calma galera, nao sou que nem o china que da uns 4-5 posts por semana. minha meta é 1-2 a cada 10 dias, quando eu realmente tiver alguma coisa pra falar. Aguardem o proximo post hoje, se possivel.

    ResponderExcluir
  7. Nyxatid joga bem com Liliana Vess.

    Quem sabe ele cai bem em um monoblack control.

    ResponderExcluir